Marcadores

sábado, 30 de abril de 2011

Exemplo de Programação básica Arduino

Boa noite a todos, encontrei uma imagem que mostra um exemplo de código em arduino, um código básico que só faz o Led acender e apagar por volta de 1 segundo, mas esse exemplo mostra como programar pelo menos uma coisa simples no Arduino, segue a foto abaixo:


Agora o código refeito, com um Main (que rodará o programa principal com um loop infinito e por meio de uma função externa também, a de acender e apagar) e com comentários em português:

# include "WProgram.h"
# define LED_PIN 13

void setup () {
pinMode (LED_PIN, OUTPUT); // habilita o pino 13 para saída digital (OUTPUT).
}

void loop () {
digitalWrite (LED_PIN, HIGH); // liga o LED.

delay (1000); // espera 1 segundo (1000 milissegundos).

digitalWrite (LED_PIN, LOW); // desliga o LED.

delay (1000); // espera 1 segundo.
}

int main(void) //programa principal
{
init();

setup();

for (;;) //loop infinito para piscar o Led
loop();

return 0;
}


Daniel Atilio

terça-feira, 26 de abril de 2011

Logotipo

Olá para quem nos acompanha. Estamos a cada dia buscando aprimorar nosso logotipo, até alcançar a imagem ideal.
Aqui está uma idéia, que ainda pode ser aperfeiçoada...aceitamos opiniões!









Por: Nelma Gatti

segunda-feira, 25 de abril de 2011

Arduino: Exemplo de um robô

Matéria:

O Arduíno é essa plaquinha aqui. O hardware é opensource, e conta com uma comunidade colaborativa com mais de 20 mil pessoas em todo o mundo. O grande barato dessa técnica é a facilidade para se criar sistemas que podem ajudar no dia-a-dia das pessoas. Já pensou, por exemplo, em alimentar o seu animal de estimação à distância?

"Você pode brincar com coisas simples, tarefas de casa, como um alimentador automático para o seu animal de estimação. Com um simples timer, mais uma montagem eletrônica de um pote, você alimenta o gato basicamente automaticamente. Se você for um pouco mais curioso, você consegue conectá-lo ao Twitter e, a partir da sua casa, você twitta para a conta do seu gatinho e alimenta o gato. Ou você fica sabendo quando não tem comida e manda um sinal e alimenta. Isso com um pouco mais de curiosidade, não é uma coisa muito difícil", explica o físico e especialista em Arduino, Radamés Ajna Silva.

Uma ação bem curiosa aconteceu em um metrô na Suécia. A escada virou um teclado de piano. Ao pisar nos degraus, um som era emitido graças à integração com a plaquinha Arduíno. Essa é uma aplicação profissional, mas qualquer pessoa pode entrar nesse mundo da robótica. O próprio Radamés é um exemplo disso. Ele é formado em Física e dá aulas de Arduíno para as mais diversas pessoas. Segundo ele, quem mais procura se aprofundar nessa técnica são músicos e profissionais que trabalham com arte digital. E, acreditem, até crianças já estão se aventurando.

"Há crianças de 10 a 12 anos que já usam o Arduino para automatizar bonequinhos de pelúcia, por exemplo. Então com uma professora orientando você cria uma ideia do que você quer que o rato."


Vídeo:



Comentário sobre a Matéria e o Vídeo:

Esse é um vídeo no qual, tem uma chamada para todos aqueles que se interessa por robótica de uma forma geral.
O vídeo fala sobre o Arduíno, uma placa vendida a qualquer pessoa para montar diversos projetos.
Esse vídeo fala também que não precisa ter conhecimento aprofundado em informática e nem em robótica para criar seus projetos, vale a penda dar uma olhada.

Link Original da Matéria: Olhar Digital

Everaldo Gomes

domingo, 17 de abril de 2011

Semana de Descanso

Olá a todos, ficaremos uma semana sem atividades no CTI. Essa semana não haverá nenhuma postagem eu acho, mas a partir do segundo bimestre (semana que vem), todos do grupo postarão pelo menos um artigo por semana, além do que estou preparando um trabalho sobre linguagem C/C++ para apresentar no curso de Robótica na quinta-feira (28/04) junto com a Nelma e a Eliab.
Um abraço a todos.

Daniel Atilio

sábado, 9 de abril de 2011

Logo Final sendo desenvolvido

Boa tarde.
Estamos criando nosso logo final, baseando na ideia da Nelma, fiz 3 exemplos que seguem abaixo:



























Daniel Atilio

quinta-feira, 7 de abril de 2011

Laboratório quer criar robôs capazes de vencer campeões de futebol

Conheça o Laboratório de Mecânica Robótica da Universidade Virginia Tech: o RoMeLa.

Pode parecer roteiro de ficção-científica: máquinas estranhas, que podem parecer humanas ou lembrar estranhos insetos mecânicos, saídas dos sonhos de um cientista. Mas eles podem ser vistos no laboratório de mecânica robótica da Universidade Virginia Tech, o RoMeLa. Da mente de seu diretor, Doutor Dennis Hong, saem algumas das criações mais estranhas, que algum dia vão nos ajudar desde as tarefas do dia a dia, até o resgate de vítimas de acidentes. E veja um desafio: até 2050 criar uma seleção de robôs capazes de vencer os campeões mundiais de futebol nos gramados.
Este vídeo é uma demonstração realista do que era mostrado por desenhos (como Os Jetsons) de como será a vida daqui a alguns anos, na qual os robôs (andróides) substituirão ou auxiliar os seres humanos, como em jogos de futebol, trabalhos (em geral) dentre outras funções e atividades, conforme demonstra o vídeo abaixo:




Por: Ricardo Silva

Slides da Apresentação de TSPD

Data: 14/04/2011

Este trabalho de TSPD foi feito pelo grupo e apresentado no final do mês de Março, com o tema de Sistemas de Informação.

Slides:





















































Concluímos com esse trabalho que os Sistemas de Informação são totalmente importantes para a área da informatização atual, visando sempre as melhorias das organizações ou criando um sistema, ou aperfeiçoando-o. A inteligência artificial está presente cada vez mais nesses sistemas, incluindo a robótica.
Um bom exemplo é o vídeo abaixo que mostra a vida de uma família com fácil acesso a alta tecnologia da realidade virtual. Isso mostra basicamente como será um futuro próximo.

Vídeo do Slide 35:




Notamos que o vídeo mostra sistemas sendo desenvolvidos para serem utilizado em um futuro próximo assim como a robótica, aonde a comunicação será feita por periféricos.

Por: Daniel Atilio

segunda-feira, 4 de abril de 2011

Nossos sites na listagem do Google

Otimização de Sites para Buscadores

Sites de busca, também chamados de motores de busca, mecanismos de busca, mecanismos de pesquisa ou simplesmente buscadores, são hoje a principal fonte de procura de informações por todo o tipo de usuários da internet. A sua importância comercial torna-se evidente. Aparecer ou não aprecer no Google pode ser a diferença entre o sucesso ou fracasso de uma empresa. Isso é válido não apenas para empresas de e-commerce, que vendem produtos diretamente em seus sites na internet, mas para qualquer negócio aonde os potenciais clientes utilizem-se da internet para buscar os seus fornecedores.

O que é SEO, então? SEO é o processo de tornar os sites mais amigáveis para os sites de busca, trabalhando palavras-chave selecionadas para aparecer melhor posicionadas nos resultados naturais. Além disso, um trabalho de SEO também.

QUEM FAZ SEO?

A própria empresa. Entendendo a importância estratégica de um trabalho de SEO, diversas empresas desenvolvem o conhecimento interno em suas áreas de TI para otimizar os seus sites. Este processo deve envolver tanto a equipe de TI como as áreas que se beneficiam diretamente de um melhor posicionamento nas SERP - Search Engine Results Pages. A mensagem deve ser clara e direta, e um envolvimento de um maior número de pessoas e áreas resulta em mais conteúdo para alimentar a fome insaciável do Google. Um artigo do site Search Engine Land dá os passos para se criar internamente a estrutura de SEO dentro de uma empresa.

Agências especializadas, SEMs. Muitas companhias não possuem profissionais qualificados ou recursos para tocar programas bem sucedidos de SEO. Os algoritmos de mecanismos de busca estão em constante evolução, e as empresas possuem outras prioridades que precisam ser atendidas, tornando difícil manter-se a par de todas as novidades no mundo SEO. Surgiram então agências especializadas em SEO que oferecem serviços de terceirização de SEO. Estas agências desenvolvem toda a estratégia de SEO ou tornam-se consultores de empresas que desejem adquirir o conhecimento necessário para desenvolver a sua estratégia de SEO in-house.

VANTAGENS E DESVANTAGENS DE CADA MODELO

Existem diversos pontos a se considerar antes de se decidir entre os dois modelos- SEO in-house ou terceirizado. Uma estratégia in-house tem a vantagem de ser tocada por pessoas da própria empresa, que conhecem muito bem o seu negócio, os seus pontos fortes e fracos, concorrentes. Por outro lado, é difícil para uma empresa ter o mesmo nível de conhecimento de empresas especializadas em SEO. Estas agências costumam ter acesso a informações e profissionais dos próprios buscadores que empresas não possuem. O investimento para se ter SEO in-house pode ser muito maior do que o de se contratar uma agência para desenvolver o trabalho. Seja qual for o modelo, é importante que exista na empresa que deseje ter o seu site otimizado uma pessoa que coordene todos os esforços para otimizar o seu site.

Fonte: http://www.seomarketing.com.br/seo-omb.html


Vídeo Site classificado no Google: Daniel e Everton
Site: Clique aqui




Vídeo Site classificado no Google: Ana Clara e Bianca
Site: Clique aqui




Vídeo Site classificado no Google: Eliab e Nelma
Site: Clique aqui





Vídeo Site classificado no Google: Everaldo e Ricardo
Site: Clique aqui




Por: Daniel Atilio