Marcadores

terça-feira, 27 de setembro de 2011

Eletrônica no CTI

Postado por: Nelma Gatti.
Data: 27/09/2011.

Hoje quero trazer pra você um trabalho do 3º ano de eletrônica do CTI, da sala do noturno.
Esse grupo desenvolveu um projeto integrante de um processo de linha de montagem generalizada de uma indústria.
Esta estação em questão consiste numa etapa de 'armazenagem', onde após ter-se concluído todo o processo de seleção de peça e sua posterior lipidação, essa seleciona a posição e o andar do
posicionamento de cada peça segundo a sua cor e ordem de chegada no armazém.

O trabalho executado, teve implementações por 'software' para que o processo possa ser inicado de forma manual ou automática, a partir da presença de peça no 'slot' de chegada. Essa determinação no modo de acionamento deve-se ao posicionamento de uma chave que assim o especifica ao controlador. Quando maunal vê-se necessário, além da presença de peça, a ativação do botão start. No automático basta haver presença de peça.

A partir da inicialização o programa comporta sistema de segurança com o pressionar do botão 'stop'. Neste ponto, ao ser chamada a função stop faz com que a peça (independente de sua cor) seja rejeitada numa posição especificada de descarte; havendo sido concluído o rejeito, o sinal luminoso correspondente pára e a garra volta a posição de pegar peça.
A capacida do armazén limita-se em seis peças vermelhas, prata e preta, ao perceber-se que a próxima peça de chegada consiste na numeração excedente, no painel é indicado qual andar deve ser esvaziado, uma vez que: três piscadas seguida de uma breve pausa significa ao operador que o 3º andar (concernente as peças vermelhas) deve ser esvaziado, duas piscadas e uma pausa corresponde ao segundo andar (o das peças pratas), e um pisca assíncrono (onde o tempo de pausa é um pouco maior que o de luz) representa o andar das peças pretas, o primeiro. A estação somente voltará ao seu estado padrão de atuação quando o usuário, ao terminar a liberação da fileira horizontal excedida, pressionar institivamente e por dois segundos os botões start e reset, se o tempo for inferior ou um dos botões não estiverem apertados juntos. A estação ainda fica em estado de alerta aguardando seu desarme correto.

Você poderá conferir no vídeo toda esta explanação. Muito bom! :)

Nesta foto, estão presentes os 3 integrantes do grupo ao redor do prof. Gutierres (eletrônica industrial), que os acessorou no projeto.
Estão da esquerda pra direita: Mateus Alves, o prof., Ricardo Fabi e Sarah Gatti.
















A seguir, confira o vídeo da estação!



Até +!

Nelma Gatti. 27/09/2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário