Postado por: Nelma Gatti.
Data: 18/09/2011.
Olá para você que nos acompanha!
No último dia 05/09, apresentamos nosso projeto de robótica aos profs. Bicudo, Dalastti e Vitor.
Nesta avaliação, desmonstramos o processo de ligação e desenvolvimento da placa arduino, motores , sensores, linguagem de programação utilizada e ações geradas no robô. Nosso protótipo foi projetado e programado para andar seguindo uma linha preta. Nas curvas ele gira e se vier a encontrar uma interrupção na linha, ele gira 360° a procura da mesma. Encontrando-a, continua seu trajeto. Esta programação pode ser mudada ou acrescentada com outros tipos de sensores. Neste caso, utilizamos o sensor de luz (lê branco/preto).
A bancada demonstrou satisfação, acrescentando alguns aspéctos às funções do projeto, como leds que acendam quando anda/pára, botão start, sensor para cor verde ou barreira entre outros (idéias que o grupo pretende desenvolver para aperfeiçoamento das funções do robô).
Outra idéia é pesquisarmos uma forma de utilizar uma fonte de energia (bateria) que seje mais duradoura e menos pesada! Pretendemos também, trocar a roda central por outra que gire com mais facilidade pela superfície.
A proposta dos professores, é que desenvolvemos um tablado, montado de forma a criar um trajeto de linha para o robô, que possa ser mudado muitas vezes, como um quebra cabeças. Excelente idéia! Vamos correr atrás destes aperfeiçoamentos depois que terminar esta semana de provas.
O prof Bicudo nos inscreveu para apresentarmos o projeto na Feira de Robótica da MNR de Minas Gerais entre os dias 19 e 21 deste mês, porém todos trabalhamos e não nos é possível percorrer estes mais de 700 mil km.
Aqui está pra você, uma demonstração de um pequeno trajeto do robô! Nesta demonstração de teste, você pode ver que a cartolina onde desliza o arduino, apresenta protuberâncias, o que interfere no trajeto do mesmo.
Ele está na meta, com algumas alteraçoes e aperfeiçoamentos, até chegarmos no projeto finalizado!
Se quiser ver os projetos apresentados na Feira, aqui está o endereço do site:
www.mnr.org.br
Até +!
Nenhum comentário:
Postar um comentário