Marcadores

quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Capa de DVD e Banner

Everton Luis

31/08/2011


Estou fasendo a postagem das imagens do Banner, capa do DVD, e a etiqueta do dvd. Esses trabalhos fasem parte da matéria de aplicativos do Profº Rodrigo.














Banner











Capa de DVD














Etiqueta


Everton Luis


segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Proposta Aplicativos reformulada

Postado por: Nelma Gatti.
Data: 29/08/2011.

Olá a você que nos acompanha!
Nosso grupo apresentou a proposta indivual para capa de DVD, etiqueta CD e banner nesta quinta feira, dia 25/08. Nossas propostas foram avaliadas e aprovadas pelo prof Flesh, apenas alguns ajustes para melhor visualização, como tamanho de fonte e ajuste nas imagens. No demais, todo o grupo apresentou propostas individuais dentro dos requisitos exigidos.
Aqui está a minha reformulada. No banner aumentei a fonte e na capa de DVD efetuei algumas melhorias sugeridas pelo professsor. Comparando com a primeira, concordo que melhorou mesmo.


















































Agora, nossa idéia, sugerida pelo prof Flesh, é realizar a junção da proposta deste banner e do banner da Eliab para compor o resultado definitivo para o banner do grupo.As outras escolhas feitas são a capa de CD e etiqueta da proposta da Eliab também. Muito bom! ^^
No espaço do endereço do site (banner), ainda vamos preencher.
Abraços e até mais!

domingo, 28 de agosto de 2011

Robô enfermeiro cuida de pacientes e idosos.

28/08/2011
Postado por : Ricardo Rogério





Jeitinho robótico

Engenheiros japoneses apresentaram a versão mais recente do seu robô enfermeiro, agora com mais sensores e mais "jeitinho" para carregar os pacientes.

Com uma população idosa crescente, o Japão tem uma necessidade real de otimizar os cuidados com os idosos, doentes ou não.

Segundo os pesquisadores, um enfermeiro japonês chega a carregar pacientes nos braços até 40 vezes por dia, principalmente transferindo-os da cama para a cadeira de rodas e de volta para a cama.

A saída pode estar no RIBA-II - Robot for Interactive Body Assistance, robô para assistência corporal interativa, em tradução livre.

Jeito japonês de dormir

Esta segunda versão é dotada de sensores táteis de alta precisão e uma nova tecnologia de controle dos motores que, juntos, dão ao robô um pouco mais de jeito para lidar com pacientes tão delicados.

O robô é capaz de identificar o paciente, tomá-lo nos braços, da cama ou de um futon ao nível do chão, e colocá-lo corretamente em uma cadeira de rodas. E depois devolver o paciente para o seu leito.

Os futons - uma espécie de colchonete grosso - são a cama típica do Japão, ficando estendida no chão. A incapacidade de pegar uma pessoa deitada no chão foi a principal limitação que impediu que o RIBA-I alcançasse um uso prático.

Agora os engenheiros resolveram essa limitação. Novas juntas na base e na parte inferior da coluna do robô permitem que ele se dobre para recolher o paciente ao nível do chão.




Sensores de borracha

Para ser delicado e não ferir o paciente, o robô é inteiramente recoberto por sensores flexíveis, os primeiros sensores táteis capacitivos fabricados inteiramente de borracha.

Os Sensores são fabricados na forma de folhas muito finas, funcionando de fato como uma pele robótica.

Além de detectar a pessoa para dirigir o movimento dos braços, os sensores detectam também o peso do paciente, ajustando a força dos motores e o equilíbrio do robô.

O próximo passo será colocar o RIBA-II em testes no dia-a-dia de hospitais reais.


FONTE : http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=robo-enfermeiro&id=010180110804


Ricardo Rogério

sábado, 27 de agosto de 2011

Ajustes Arduino

Por Daniel Atilio (27/08/2011)

Olá pessoal, estamos fazendo vários ajustes no Arduino para a apresentação e para ir completando o projeto, até o momento estamos substituindo a placa Arduino Uno pela a Arduino Duemilanove (por questões de adaptações e de economia na energia).
E na montagem ainda falta algumas coisas como suportes da placa de acrílico, pilhas, baterias e outros ajustes.
E quanto a programação estamos acertando para colocar o sensor e o motor no mesmo funcionamento e pensando em colocar dois Leds brancos ou azuis para iluminar o caminho pois com a sombra pode confundir os sensores que só enxerga preto ou branco.

quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Robô com espressões faciais muito próximas do real

Boa noite pessoal !

Durante uma pesquisa sobre robótica que eu realizava no Youtube, encontrei um vídeo muito interessante de uma robô com expressões faciais muito próximas do real.
Resolvi compartilhar essa curiosidade com todos, espero que gostem!



Att, Bianca!

Robô esférico navega dentro de reator nuclear - Bianca 25/08/2011

Engenheiros do MIT projetaram um robô capaz de navegar pelos "intestinos" de um reator nuclear, monitorando seu funcionamento e detectando qualquer ameaça de vazamento radioativo.

O robô esférico equipado com uma câmera poderá navegar dentro da tubulação de um reator nuclear, usando um sistema de propulsão baseado em uma rede interna de válvulas e bombas.

Corrosão em dutos e canos

Um reator nuclear para geração de eletricidade é tipicamente uma máquina a vapor, onde o vapor, produzido pelo calor liberado pela fissão nuclear, é usado para movimentar um gerador elétrico.

Isso significa uma enorme quilometragem de tubos e canos, muitos deles subterrâneos ou embutidos dentro das estruturas de concreto.

E tubos metálicos em contato constante com água, sujeitos a altas pressões, ao calor constante e, eventualmente, a produtos agressivos, representam um prato cheio para a corrosão.

Hoje, os técnicos usam métodos indiretos para monitorar a corrosão: um gradiente de tensão é capaz de determinar qualquer sinal de corrosão ao longo de um tubo. Quando esse sinal é detectado, ondas ultra-sônicas são usadas para medir o tamanho da ameaça.

Robô esférico

Harry Asada e seus colegas acreditam ter uma ideia melhor: usar pequenas esferas robóticas, capazes de navegar e monitorar continuamente os dutos de dentro para fora.

Esses robôs esféricos, pouco maiores do que uma bola de tênis de mesa, serão equipados com câmeras, transmitindo imagens em tempo real, viabilizando um monitoramento visual contínuo.

À primeira vista, o robô esférico se parece mais com uma bola de canhão, sem qualquer mecanismo externo aparente. Segundo Asada, os sistemas de propulsão normalmente usados em veículos autônomos subaquáticos poderiam apenas piorar a situação, criando o risco de que o robô ficasse preso dentro das tubulações.

"Você teria que desligar a usina apenas para retirar o robô", disse ele. "Então nós fizemos nosso projeto absolutamente à prova de falhas."

Propulsão líquida

O objetivo é usar ao máximo o próprio fluxo de água e vapor dentro das tubulações.

Mas o robô não é totalmente passivo: os cientistas criaram uma rede de tubulações dentro do corpo do robô, por onde microbombas podem criar um fluxo de água direcional, que funciona como sistema de propulsão.

Uma válvula especial permite mudar a direção de um fluxo - de água ou de vapor - com uma pequena alteração na pressão. Esse fluxo é redirecionado de forma bastante precisa por uma rede de válvulas em formato de Y, construída dentro do corpo do robô por uma técnica de impressão 3D.

Dependendo da direção que o robô deve nadar, os pesquisadores podem fechar vários canais para disparar a água através de uma válvula específica. Essa água, saindo em alta pressão, movimenta o robô na direção oposta.

O grupo agora está trabalhando no sistema de transmissão sem fios das imagens captadas pela câmera do robô, usando uma óptica a laser, capaz de transmitir dados a uma distância de até 100 metros.


Boa noite, Bianca.

Robocup, uma Copa só para robôs

Everaldo Gomes 25/08/2011

Ola pessoal!!!!

O post dessa semana é de uma matéria do jornal Estadão, que fala sobre uma copa entre robôs e tem participação de brasileiros espero que gostem da matéria.

Além da Copa da FIFA, na África, estou acompanhando outra Copa do Mundo de Futebol, que está sendo realizada em Cingapura, desde o dia 19 e vai até o dia 25, próxima sexta-feira. É a Robocup World Championship and Symposium, uma competição entre equipes de robôs de quase uma centena de universidades de todo o mundo, inclusive de estudantes de duas universidades brasileiras: a FEI, de São Paulo, e a da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. As equipes brasileiras estão inscritas na categoria Small Size, que utiliza pequenos robôs de 15 cm de altura, também conhecida como F-180.

Criada em 1997, a Robocup chamava-se inicialmente The Robot World Cup Soccer Games and Conferences. Com o tempo, acabou por tornar-se a mais importante competição entre robôs do mundo. O foco principal do evento são os jogos de futebol. Conta hoje com a participação de mais de 3 mil pesquisadores e dela participam mais de 450 equipes de 40 países. Seu progresso na última década tem sido impressionante. Já existem robôs bípedes ou humanóides que jogam futebol com razoável habilidade.

Nessas partidas, os atletas e os treinadores são substituídos por robôs. O jogo é disputado em um campo com 17,5 metros quadrados, onde os robôs são comandados por um programa executado em tempo real em computador. Duas câmeras de TV, instaladas a uma altura de quase quatro metros, captam as imagens da partida e as enviam ao computador, que controla os robôs por radiofrequência.

Os jogos são divididos nas seguintes categorias: Equipe Simuladora de 2D e 3D; Equipe dos Robôs de Pequenas Dimensões (Small Size Robot League); Equipe dos Robôs de Tamanho Médio (Middle Size Robot League), Equipe dos Robôs de Quatro Pernas (Four-Legged Robot League) e, finalmente, a Equipe Humanoide.

Que objetivos técnico-cienfícos tem a competição? “A ideia central da competição de usar o futebol como teste para robôs é aprender tudo sobre as necessidades e requisitos dos agentes, ou seja, os robôs que agem ou atuam em tempo real, e em ambientes adversos” – diz Ubbo Visser, professor associado de pesquisa de ciências da computação da Universidade de Miami.

Segundo o professor Visser, “para entender o que é necessário para que um robô possa integrar conhecimento e usar a informação num contexto de tal modo que possa tomar decisões numa fração de segundo. Esse é, aliás, um dos mais problemas mais difíceis a serem resolvidos hoje nas áreas de Inteligência Artificial e Robótica.”

O sonho dos especialistas é promover no futuro uma Robocup com partidas disputadas por duas equipes com 11 jogadores-robôs humanoides de cada lado, com árbitro, bandeirinhas e transmissão de TV 3D para todo o mundo. E os jogadores deverão ser do mesmo tamanho que os seres humanos, numa competição tão emocionante como esta Copa da África do Sul de 2010, num campo de futebol com as dimensões oficiais, que disputarão partidas com 11 jogadores de cada lado.


Everaldo Gomes


quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Fotos do robô

25/08/2011

Everton Luis

Bom de pois de tanto postar fotos e vídeos sobre outros projeto com o arduino, hoje estou postando em primeira mão algumas fotos do nosso projeto, Fotos tiras pelo Daniel integrante do grupo, como vocês poderão ver nas fotos tem alguns comentários sobre material utilizado no projeto.

Material utilizado na montagem desse robô: uma placa de acrílico para a base do robô, dois sensores de luz, dois servo motores, placa de arduino.
































Everton Luis

terça-feira, 23 de agosto de 2011

Postado por: Eliab Gatti
Data: 23/08/2011


Parte 3:

A facilidade provocada pela redução de custos mostra quão popular se pode tornar esse tipo de programação. O documentário abaixo sobre a criação do projeto mostra exemplos de uso, como um professor que ensina seus alunos do colégio a construirem robôs, instrumentos musicais e tantos outros artefatos apenas com Arduino.
É mais uma forma de popularizar e aproximar o cidadão comum de situações consideradas como complexas. A eletrônica sempre foi vista como um bicho de sete-cabeças - o que é fomentado por empresas de tecnologia juntamente para conseguirem vender mais construções simples com propaganda de inovação. quanto mais vermos que isso pode ser simples, mais pessoas podem se interessar e mais inovações podem surgir por aí, incluindo comunidades mais carentes e com menos acesso.
É só abrir o conteúdo!



Por hoje é só pessoal!
Até o próximo assunto.

Postado por: Eliab Gatti
Data: 23/08/2011

Etiqueta do CD e Banner

Postado por: Nelma Gatti.
data: 23/08/2011.

Olá pessoal,
Na postagem de hoje, quero aqui concluir minha proposta para etiqueta e banner do projeto, dentro da matéria de Aplicativos do prof Flesh.
Elas serão também digitalizadas e impressas em tamanho A4, para serem entregues junto às demais propostas do grupo, prevista para esta quinta-feira, dia 25/08/2011.
Estaremos também apresentando nosso site do projeto já concluído. O endereço na web será postado no blog no próximo bimestre.

Esta é minha proposta para etiqueta do CD.
















Esta é a proposta do banner.




















Hoje é um dia especial pra mim. É o aniver da minha caçula Sarah!!!! ^^ Feliz Aniversário pra ela!!!!! :)
Abraços e obrigada por nos acompanhar no blog. Nosso projeto está próximo de concluir!
Até mais!

Nelma.

segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Capa DVD, Banner e Etiqueta CD

22/08/2011
Postado por: Ana Clara

Olá pessoal, segue abaixo minhas propostas de Capa de DVD, Banner e Etiqueta do CD, desenvolvidas para a disciplina de aplicativos.

Capa DVD

Banner


Etiqueta CD


Att, Ana Clara

Capa DVD, Banner e Etiqueta

22/08/2011
Postado Por : Ricardo Rogério



Boa Tarde Pessoal !!!

O post dessa semana é uma proposta de banner, etiqueta para CD e capa para DVD da empresa Legwork. Essas propostas foram desenvolvidas em sala de aula para a matéria de aplicativos.



Capa DVD






Banner







Etiqueta




Ricardo Rogério

domingo, 21 de agosto de 2011

Capa do CD

Postado por: Nelma Gatti.
Data: 21/08/2011.
Olá pessoal,
Conforme a proposta do prof. Flesh, estou postando nesta semana a matéria de aplicativos, que é a proposta para capa do DVD, etiqueta e banner de cada integrante do grupo, para então, ser escolhida uma de cada e utilizada na composição do nosso trabalho, juntamente com o site.
Hoje estou apresentando minha proposta para capa do DVD. Ainda nesta semana, apresentarei o banner e etiqueta, quando os concluir.
Esta semana está corrida, com o desenvolvimento do projeto para alcançarmos a proposta do robô utilizar os sensores, concluir a elaboração da pasta TSPD do bimestre documentando nossos avanços, a pasta de Aplicativos e não esquecendo as outras matérias como o java e os prazos de entrega de cada trabalho, atividades e ...nossa! O provão tá chegando!!!! :/ preciso correr!
Tenho deitado todas as noites depois da 1:00h da madruga! Me lembro do prof. Comin nos dizendo no 1º ano de CTI: - "Dormir pra quê!" ... E olha que é assim mesmo....















Proposta capa do DVD. Utilizei a cor azul para fundo, pois é a cor padrão do nosso slogan. As ferramentas usadas para elaboração foram o coreo, e photoshop para filtrar as imagens.
A foto do grupo, aproveitei a idéia do Dani em utilizar nossas imagens individuais do blog, pois fica mais fácil a identificação de cada integrante com seu respectivo nome.
Abraços a você que nos acompanha!
Postado por: Nelma.

sábado, 20 de agosto de 2011

Reformulação do Banner

Por Daniel Atilio (20/08/2011)

Olá a todos, nosso site começou a ser feito, a estrutura foi feita pela nossa amiga Eliab, e eu fiquei encarregado sobre a página Blog que tratará sobre a criação e visualização do nosso blog. Na página deixei um conteúdo textual de tamanho mediano, uma imagem e o link para o blog, mas o professor Flash quer que mudemos o visual.

Pessoal, conforme tinha avisado, refiz o banner, seguindo alguns padrões:



Coloquei o ano e o nome de todos do grupo, tirei uma foto, puxei todas as fotos para a esquerda, coloquei uma pequena descrição do projeto e o endereço do blog e um endereço fictício para o site até então.

Abraços a todos que acompanham.

sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Foxconn terá 1 milhão de robôs em fábricas


25/08/2011
Postado por: Ana Clara

Olá pessoal, hoje vou mostrar a mais nova nov
idade do Brasil. A Foxconn, que está se preparando para fabricar, no Brasil, o iPad 2, da Apple, vai substituir humanos por robôs em suas linhas de produção.


São Paulo -- A gigante da tecnologia Foxconn vai substituir uma parte de seus trabalhadores por 1 milhão de robôs nos próximos três anos. De acordo com informações da agência Xinhuanet, o fundador da empresa, Terry Gou, declarou, na sexta-feira, que a manobra é uma forma de cortar custos e aumentar a eficiência.
Os robôs serão usados para tarefas simples e rotineiras. Atualmente, a Foxconn é a maior fabricante de componentes de computadores do mundo e monta gadgets para Apple, Sony e Nokia. A empresa possui 1,2 milhão de funcionários – sendo a grande maioria, um milhão, em fábricas na China.

Há tempos, a Foxconn sofre pressão devido às condições de trabalho que oferece. Baixos salários, horas extras obrigatórias e muito tempo passado em pé são algumas das acusações. Vários casos de suicídio, ou tentativas de suicídio, foram registradas nas instalações. Hoje, a companhia possui 10 mil robôs, que passarão a ser 300 mil no ano que vem e 1 milhão em três anos.

Bom por enquanto é só, volto logo mais com maiores informações !

Att, Ana Clara

quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Ponte H

Everton Luis
18/08/2011

Uma das nossas nessecidades foi ter que faser uma PonteH para os servos motores com ajuda de um técnico em eletronica Daniel quem desenvolveu essa "ponte" para o nosso grupo estarei postando como conseguir faser um PonteH.
O material necessário para a montagem de uma ponte H é 2 transistores NPN (BC548,por exemplo), 2 transistores PNP (BC558, por exemplo), 4 resistores de 510 Ohm, 4 diodos 1N4004, um conector latch macho, um borne de 2 terminais (opcional) e um motor DC de pequeno porte.Segue o link do tutorial da PonteH!

Everton Luis

Introdução ao Arduino

Everton Luis
11/08/2011

Achei um vídeo muito interessante no youtobe uma pequena introdução ao arduino o vídeo mostra uma das linguagens que podem serem usadas na programação de um arduino, e o ambiente de programação....
Espero vídeo também agrade todos que acompanham o blog.





Everton Luis

Banner, Etiqueta, Capa do DVD

Everaldo Gomes 18/08/2011

Olá pessoal!!!
O post dessa semana é uma proposta de banner, etiqueta para CD e capa para DVD da empresa Legwork. Essas propostas foram desenvolvidas em sala de aula para a matéria de aplicativos.


Capa DVD















Banner





















Etiqueta










terça-feira, 16 de agosto de 2011

Banner, etiqueta e capa do DVD - 16/08/2011 - Bianca

Olá pessoal!
Segue abaixo uma proposta de banner, etiqueta para CD e capa para DVD da empresa Legwork. Essas propostas foram desenvolvidas para a matéria de aplicativos.

Etiqueta do CD



Capa do DVD




Banner



Boa noite!
Bianca


Robô Opportunity, da Nasa, começa a explorar as mais antigas rochas marcianas já encontradas

16/08/2011
Postado por: Ana Clara


Boa Noite pessoal, hoje vou postar curiosidades de robótica, na qual trata-se do Robô opportunity, explorador do território marciano.

Após uma jornada de quase três anos, a missão Mars Exploration Rovers, da Nasa, atingiu a cratera marciana Endeavour, onde estudará rochas nunca vistas anteriormente.

Na madrugada de ontem, o robô geólogo da Nasa, que tem o tamanho de um carrinho de golfe, retransmitiu à Terra a sua chegada a um local chamado Spirit Point, na beira da cratera. Opportunity dirigiu aproximadamente 21 quilômetros da saída da cratera Victoria até ali, nos útlimos três anos. O robô chegou ao planeta vermelho em 2003.

- A Nasa continua escrevendo capítulos marcantes da exploração americana de Marte e de viagens para outros e novos destinos desafiadores - comemorou o diretor da agência espacial, Charles Bolden. - As descobertas do Opportunity e os dados do vindouro laboratório científico de Marte terão um papel-chave em possibilitar futuras missões humanas em Marte e em outros lugares que ainda não alcançamos.

A cratera Endeavour, 25 vezes maior do que a Victoria, tem 22 quilômetros de diâmetro. Nela, os cientistas esperam encontrar rochas e terrenos muito mais antigas do que os analisados pelo Opportunity durante os últimos sete anos em Marte. A cratera era um destino há muito cobiçado, desde que a missão da Nasa detectou que ali existiriam minerais de argila formados em uma época onde a região seria mais quente e úmida.

- Teremos a oportunidade de ter amostras de pedras que jamais vimos antes - ressaltou Matthew Golombek, membro da equipe da Mars Exploration Rovers. - Minerais de argila formados em condições mais úmidas podem nos mostrar como era um ambiente potencialmente habitável.

O nome Spirit Point é uma referência ao robô-gêmeo do Opportunity, que parou de enviar sinais à Terra em março do ano passado. Sua missão foi oficialmente concluída em maio.

- Nossa chegada a esse destino é uma lembrança de que esses robôs foram muito além do que a missão de três meses prevista inicialmente - destacou John Callas, também integrante da equipe que coordena os passos de Opportunity.

Por hoje é só até a próxima postagem !

att, Ana Clara


Arduino: Robôs em código aberto



Postado por: Eliab Gatti
Data: 16/08/2011


Parte 2:

Muitos brasileiros, graças ao mecanismo do Arduino, conseguem desnevolver obras eletrônicas, como robôs ou mecanismos mais artísticos. Um dos grupos que estuda esse tipo de desenvolvimento é o Garoa Hacker Clube, um hackerspace em São Paulo que tem um braço na Casa de Cultura Digital, ocupando o nosso famigerado porão.
Às quistas-feiras, por exemplo, o pessoal organiza a Noite do Arduino, para ajudar o pessoal a iniciar a programação usando essa plataforma. Vale a pena acompanhar a discussão e o que se e produzido.















Bom pessoal, por hoje é só.
Até a continuação do assunto, Arduino: robôs em código aberto.

Postado por: Eliab Gatti
Data: 16/08/2011

domingo, 14 de agosto de 2011

Robotic

Postado por: Nelma Gatti.
Data: 14/08/2011.
Olá a todos, hoje quero compartilhar essa matéria sobre a robótica.





Na atualidade, nos é comum ouvir a palavra robótica ou roboct, mas é um termo utilizado apenas a partir do início do séc XX. Primeiro imaginado em histórias e no cinema, depois, materializou-se com os primeiros protótipos criados pelo homem em busca soluções para superação de muitas de suas dificuldades.






Hoje podemos ver uma máquina substituindo a função de vários operários dentro de uma fábrica, ou mãos e pernas mecânicas acionadas ao cérebro de deficientes físicos, devolvendo-lhes a capacidade dos movimentos. Não nos esquecendo dos nanorobôs avançando dentro da medicina.
A ciência tecnológica está evoluindo de forma acelerada e crescente, trazendo à nós a incubência de nos adaptarmos a essas novas mudanças, para que também conservemos nosso espaço dentro desta evolução. No que se diz respeito ao mercado de trabalho. É necessário cada vez mais a preparação tecnológica do homem para aperfeiçoar, gerenciar e se adaptar a essa nova classe emergente em nosso sistema: a robótica!
Aqui estão alguns exempos do que temos conquistado e ao mesmo tempo, nosso desafio:O primeiro exemplo abaixo, uma perna mecânica convertida em energia armazenada em movimentos. A seguir, o robô industrial movido por motor elétrico (existem os controlados por produtos quimicos ou ar comprimido).















Abaixo, um moderno avião robô de passageiros, guiado por um piloto automático (decola, navega e aterriza). Nesta modalidade, existe o modelo de robô conhecido como veículo aéreo não tripulado utilizado em missões militares com a possibilidade de disparar em alvos automaticamente ou os modelos Air Ray e Jelly Air mais leves que o ar e guiados por sonar.











Abraços... e até + ^^ !

Luva vibrante melhora sensibilidade do tato

14/08/2011

Amplificação do tato

Colocar uma luva tem suas vantagens, mas tem uma desvantagem óbvia: a perda da sensibilidade das mãos.

Há casos, contudo, em que não há opções: seja operando uma pessoa ou montando equipamentos de alta tecnologia, cirurgiões, engenheiros e técnicos não podem dispensar as luvas.

Para tentar minimizar as deficiências das luvas tradicionais, engenheiros do Instituto de Tecnologia da Geórgia, nos Estados Unidos, estão desenvolvendo uma luva contendo um dispositivo capaz de "amplificar" a sensibilidade dos dedos, eventualmente reproduzindo uma sensibilidade muito próxima da natural.

Ressonância estocástica

Para isso, os engenheiros estão usando um conceito chamado ressonância estocástica, que já foi usado para transformar ruído em visão, criando imagens nítidas de objetos escondidos.

Várias pesquisas já comprovaram que ressonância estocástica - que também atende pelo codinome de "ruído branco" - pode melhorar a visão, a audição, o tato e o controle de equilíbrio.

De forma aparentemente contraditória, a ressonância estocástica permite que os ruídos melhorem a detecção de sinais elétricos extremamente fracos - neste caso, otimizando a sensibilidade dos dedos.

"Este dispositivo poderá ser usado no futuro para auxiliar indivíduos cujo trabalho exija uma destreza manual de alta precisão, assim como pessoas com condições médicas que reduzam sua sensação de toque," diz o Dr. George Woodruff, coordenador da pesquisa.

Atuador piezoelétrico

Isso pode ser feito adicionando um pequeno dispositivo vibratório junto ao dedo.

Esse atuador é construído com titanato zirconato de chumbo, o conhecido material piezoelétrico PZT. Essa cerâmica gera uma carga elétrica quando é submetida a uma força mecânica, ou produz um "tranco" quando recebe uma carga elétrica - esse último é o mecanismo usado para criar as vibrações.

O atuador é colocado ao lado do dedo, para não atrapalhar na manipulação dos objetos.

Os resultados experimentais mostraram que uma pequena vibração mecânica melhora a sensibilidade do usuário da luva - os voluntários tiveram um melhor desempenho nas tarefas de identificação de texturas, toque, agarramento e identificação da distância entre dois pontos.

Vibração ótima

Os primeiros testes, contudo, mostraram que a frequência de vibração que dá o nível ótimo de sensibilidade varia de indivíduo para indivíduo.

Por isto, os pesquisadores estão agora trabalhando no estabelecimento de uma amplitude de frequências típica, para permitir que o aparelho seja ajustado mais facilmente a cada usuário.

O passo seguinte será a incorporação dos vibradores piezoelétricos no tecido da própria luva, que deverá se parecer com uma luva comum, sem o aparato saliente deste protótipo.


FONTE : http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=luva-vibrante-melhora-sensibilidade-tato&id=010180110808


Ricardo Rogério


sábado, 13 de agosto de 2011

Banner e Etiqueta para matéria de Aplicativos

Por Daniel Atilio (13/08/2011)

Olá a todos que acompanham o blog, hoje irei postar a continuação do que falei na semana passada, onde eu postei a capa de dvd para a matéria de Aplicativos, hoje postarei o Banner (84x118 cm) e a etiqueta do CD:


Banner



Etiqueta do CD


Pessoal, lembrando que meu banner ainda não esta nos padrões, semana que vem eu postarei ele mais adequado com os padrões.

quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Arduino: Robôs em código aberto

Postado por: Eliab Gatti
Data: 11/08/2011

Olá pessoal!
Estarei comentando um pouco em algumas postagens sobre os códigos abertos do Arduino.
Parte 1:

O código do Arduino deve ser aberto, com possibilidades para que qualquer pessoa possa usar, reusar e recriar em cima da produção de outros. Quanto mais se abre um conteúdo para essas possibilidades, mais se consegue inovar cuturalmente. Nada se cria, tudo se transforma, como já aprendemos uma vez desde o colégio. O mesmo acontece com o hardware, para a parte física do computador, como as placas usadas.
O projeto Arduino foi revolucionário em muitor]s quesitos, mas os principais estão na abertura do código da placa e no barateamento do custo. Em 2005, um grupo ligado à Interaction Design Institute Ivrea, na Itália, decidiu desenvolver uma placa que reduzisse os custos dos alunos referentes ao aprendizado de hardware nas escolas. Eles, então, começaram a planejar uma placa que tivesse uma programação mais tranquila - e daí surge o Processing - e que aberto para outras comunidades. já que eles não sabiam o futuro do instituto que eles trabalhavam pois havia ameaças de fechamento da instituição. Se a organização fechasse, poderiam haver sanções legais para parar o projeto se ele estivesse licenciado sobre licenças mais duras de autoria.
Foi aí que surgiu a placa em código aberto tão usada atualmente. Muitos artistas e pessoas interessadas em eletrônica têm usado as versões do projeto por serem mais baratas, terem acessibilidade aos diferentes Sistemas Operacionais (Windows, MacOs e Linux), entrada USB e código muito mais simples para a construção de softwares de gerenciamento. Com o desenvolvimento compartilhado entre diferentes comunidades, pode-se assim reduzir custos de manutenção e atualização.

Bom pessoal, por hoje é só.
Em breve postarei maus cometários e as demais partes sobre o Arduino, robôs em código aberto.
Até a próxima!

Postado por: Eliab Gatti
Data: 11/08/2011

terça-feira, 9 de agosto de 2011

Biblioteca Arduino

Postado por: Nelma Gatti.Data: 09/08/2011.
Olá pessoal que nos acompanha!
Hoje quero trazer à pauta a biblioteca arduino, utilizada para realizar comandos para o motor servo. Pesquisei na internet, pois como sabem, nosso projeto é realizado através de pesquisas, e deixo aqui o endereço de link para acesso a ela, contendo várias opções de comandos:
http://brasilrobotics.blogspot.com/2011/07/como-adicionar-biblitecas-no-arduino.htmladicionar-biblitecas-no-arduino.html
Estávamos estudando esta saída, quando nos deparamos para a solução ideal em nossa situação problema. Durante sua aula de segunda-feira, o prof Bicudo nos surpreendeu com a presença do aluno de engenharia eletrônica da UNIP, o Daniel. Ele veio voluntariamente nos ajudar, explicando funções e soluções que o nosso kit arduino possui. No nosso caso, que não temos conhecimento em eletrônica, foi muito proveitosa sua aula, pois pudemos entender melhor como resolver o problema da inversão do motor servo. Utilizaremos a porta H. Na próxima postagem explico mais detalhado como isso funciona, ok?
Aqui está o Daniel nos explicando! Muito bom...e nós, babando verde!!!! ^^
















Até o Mastrangello se atreveu a dar uma espiadinha e.... pasmou! hshshshs















E assim, passo a passo, chegaremos cada vez mais perto de concluir nosso objetivo!
Até mais!
Postado por Nelma Gatti.

Como Funciona - Robos - parte 3 final

Everaldo Gomes - 09/08/2011

Olá pessoal, estou postando a última parte dos videos de como os robôs funcionam.
Espero que tenham goastado dos videos, eles falam da evolução dos robôs e como tudo funciona.

Video:

domingo, 7 de agosto de 2011

Microrrobô bioinspirado flutua para monitorar água

07/08/2011

Robô flutuante

Andar sobre as águas pode ser o sonho de muitos humanos, mas este é exatamente o modo de vida de alguns insetos aquáticos.

Como são muito leves, eles exploram a tensão superficial da água para obter um apoio que os permite mover-se com grande rapidez e eficiência.

A "leveza" desses insetos já inspirou pesquisadores a criar robôs que andam sobre a água antes, e também alguns que andam sobre a água e a terra.

Xinbin Zhang e seus colegas do Instituto de Tecnologia Harbin, na China, além de atualizarem tecnologicamente o conceito, adotaram algumas soluções ligeiramente diferentes, de forma a ganhar em robustez.



Modelo numérico

O novo microrrobô flutuante possui dez pernas super-hidrofóbicas, para sua sustentação, e duas pernas de impulso, acionadas por dois micromotores de corrente contínua.

Além de sua alta velocidade, a variação no funcionamento de um dos motores dá ao robô uma grande capacidade de movimento, com curvas bastante suaves.

Os cientistas criaram um modelo numérico que descreve a interface entre as pernas parcialmente submersas e a interface ar-água.

O modelo permitiu aprimorar o mecanismo tanto das pernas de sustentação quanto da força exercida pelas pernas atuadoras.

Monitoramento de águas

O objetivo é desenvolver microrrobôs para monitoramento de grandes reservatórios de água.

Em vez de sensores fixos, os pequenos robôs poderão coletar dados de áreas maiores, além de dados adicionais sobre ventos e correntes.

Os pesquisadores afirmam que, com a miniaturização crescente, logo será possível incorporar microcâmeras a esses robôs, que usarão o mesmo sistema de comunicação e transmissão de dados que as redes de sensores remotos.


FONTE :http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=microrrobo-bioinspirado-flutua-monitorar-agua&id=010180110801


Ricardo Rogério

Capa de DVD

Por Daniel Atilio (07/08/2011)

Olá pessoal, hoje vou postar uma capa de DVD para a matéria de Aplicativos, semana que vem postarei Banner e aquela Rosca que fica em cima do CD, usei como medida padrão o 17x28 (Altura X Largura). Abaixo segue a capa:



Por hoje é só, até semana que vem, abraços a todos.

quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Afinal, o que é o Arduino? 12/08/2011 - Bianca

Cruamente falando, o Arduino é um conjunto de ferramentas que possibilitam a criação de aparelhos eletrônicos. O objetivo desse projeto é facilitar a vida dos amantes da eletrônica que buscam uma maneira descomplicada de montar pequenos protótipos.


Tecnicamente, podemos dizer que o Arduino é tanto um software quanto um item básico de hardware. Ao mesmo tempo em que ele é um SDK (kit de desenvolvimento de software), é também um ADK (kit de desenvolvimento de acessório).

A ideia do Arduino é possibilitar que desenvolvedores criem aplicativos específicos para rodar em um circuito eletrônico básico. A partir de tais circuitos, o Arduino possibilitará a criação de gadgets e eletrônicos de alta qualidade.

Circuitos eletrônicos baseados na placa básica do Arduino podem receber diversos tipos de sinais, graças aos sensores (como mostrado na imagem abaixo) que podem ser adicionados nos protótipos. Além disso, projetos baseados no Arduino podem aproveitar tais sinais para interagir com outros aparelhos. Com isso é possível controlar luzes, motores e outras funções de dispositivos compatíveis.

Placas Arduino possuem um microcontrolador especial, o qual torna os eletrônicos ainda mais robustos. Esse pequeno chip pode ser programado através da linguagem Arduino (que é baseada na Wiring) e do ambiente de desenvolvimento Arduino (que tem parte do código copiado do software Processing).

Só para esclarecer, os dispositivos baseados no Arduino podem funcionar de maneira independente (sem a necessidade de um software de alta complexidade) ou podem se comunicar com aplicativos instalados em um computador. O Arduino traz essa flexibilidade justamente para que o programador tenha a liberdade de escolher se prefere criar algo simples ou montar gadgets robustos.

E mais: além da personalização do software, os interessados no Arduino podem escolher se preferem iniciar a montagem do circuito do zero ou se preferem adquirir uma placa pré-montada (com os microcircuitos já interligados). Para melhorar ainda mais, o software de programação do Arduino é gratuito, assim como os arquivos de referência para os desenhos dos circuitos.

Boa noite, Bianca.

Android e Arduino no combate à Apple

11/08/2011
Escrito por: Ana Clara

Olá pessoal,
hoje venho por meio deste trazer algumas novidades sobre Arduino !

Segundo os primeiros anúncios, o objetivo dos gadgets criados para o Android será formar uma lista gigantesca de produtos “Made for Android” (Feito para o Android) e “Compatible with Android” (Compatível com o Android).


Essa tática é semelhante à que a Apple vem usando há anos. A empresa de Steve Jobs possui diversos modelos do iPod e, para aumentar ainda mais a fama do produto, adotou uma ideia fantástica: os produtos “Made for iPod”.

A Apple facilitou a vida dos fabricantes que pretendiam criar produtos compatíveis com os players de música, padronizando alguns detalhes que possibilitaram ao consumidor ter um interesse maior nos iPods.

Acontece que a briga entre Apple e Google deve esquentar agora. A Apple vinha concorrendo, de certa forma, com a Microsoft e a Sony (as quais forneciam players de música razoáveis). Entretanto, nenhuma parecia uma verdadeira ameaça. Já a Google parece ter mais chances nesse combate. Apesar de o Android não ter grandes perspectivas em players de música, ele é um sistema que ganhou um espaço absurdo no ramo dos smartphones e tablets.


O plano da Google consiste justamente nisto: possibilitar que o consumidor escolha a marca do seu produto (seja Samsung, LG, Sony ou outros) e, independe de qual escolher, possuir outros eletrônicos compatíveis com o smartphone desejado, o tablet em questão ou outro dispositivo qualquer que trabalhe com o Android.

Desse modo, a Google pretende construir uma enorme árvore de possibilidades para os usuários que vêm adotando o Android em suas vidas. Em um primeiro momento, os gadgets baseados no Arduino devem ser simples: docks, fones, rádios, home theaters, radiorrelógios e outros.

Posteriormente, o Android deve contar com eletrônicos mais robustos. E é nesse ponto que pode, inclusive, entrar a ideia do Android at Home (apesar de a Google não ter declarado oficialmente que o Arduino fará parte do projeto Android at Home). O usuário poderá contar com aparelhos de ginástica inteligentes (como o da imagem acima), eletrodomésticos capazes de interagir com o Android, acessórios para controlar a iluminação e muitos outros dispositivos úteis nas residências.

Quando isso vai acontecer ninguém sabe, mas considerando a gratuidade do Arduino e do Open ADK da Google, pode-se esperar que alguns gadgets apareçam muito em breve. Uma aplicação curiosa do Arduino foi demonstrada durante a Google I/O 2011: uma plataforma gigante controlada por um tablet com Android. Pode não parecer muito útil, mas quem sabe veremos eletrônicos desse tipo em jogos de diversão num futuro breve.

Bom pessoal por hoje é só até a próxima postagem !

Att, Ana Clara

quarta-feira, 3 de agosto de 2011

O Robô mais Avançado do Mundo!

Postado por: Eliab Gatti
Data: 03/08/2011

Olá Pessoal!
Um robô muito inteligente, foi desenvolvido por um grupo de engenheiros da HONDA, no qual, foi considerado como o Robô mais avançado do mundo.
No vídeo abaixo, demonstra a capacidade atual de simulação dessa máquina (robô).
Observe o vídeo:

Por hoje é só pessoal.
Até a próxima!

Postado por: Eliab Gatti
Data: 03/08/2011

Como Funciona - Robos - parte 2

Everaldo Gomes - 03/08/2011
Ola Pessoal!!!!!!!!!!!!!!
Estou postando outro video (parte 2) que fala como os robôs funcionam, o video mostra diversos tipos de robôs, fala também de várias evoluções dos mesmos vale a pena dar uma olhada é um video muito interessante e o melhor de tudo esta em Português.

Video



Everaldo

terça-feira, 2 de agosto de 2011

Desenvolvimento do arduino

Postado por: Nelma Gatti.
Data:02/08/2011

No dia 28 de julho, durante as aulas do prof. Celso, demos continuidade ao desenvolvimento do movimento do nosso arduino. A princípio a aceleração dos motores de ambas as rodas estava lento. Alteramos sua rotação e vejam no vídeo à seguir, como está o movimento dos motores e a
locomoção do nosso projétil. Maravilha!
































Simultaneamente. outra parte do grupo pesquisava sobre dois tipos de sendores: analógico e digital. Definimos pelos sensores digitais, tanto para andar sob a faixa preta (sensor de luz), como para detectar obstáculos (ultrasônico).
Nosso novo desafio agora, é programar nosso projeto para desenvolver essas duas tarefas.
Vejam o prof, Bicuno nos orientando e acompanhando nas pesquisas.
Eu, como sempre, tentando registrar tudo!
Agradecemos à você que nos acompanha nesse processo!
Abraços!

Postado por: Nelma Gatti.
Data: 02/08/2011