Marcadores

quinta-feira, 28 de julho de 2011

Ligando um Liquidificador com Arduino - parte 1 - 14/07

Olá pessoal, hoje estou aqui para mostrar algumas curiosidades que podem ser feitas com o Arduino.

Quem nunca sonhou com um liquidificador robótico?! Pois bem, a partir de hoje você será capaz de fazer um! Ah, você tambem poderá ligar qualquer dispositivo que use corrente alternada (AC) – 110V/220V! Tudo isso sendo controlado pelo Arduino.

1) O que queremos ligar?

Como já haviamos combinado nós queremos ligar um liquidificador. Esta etapa é importante, pois sabendo que tipo de carga nós teremos (indutiva ou resistiva, níveis de corrente e tensão) é que poderemos escolher o relé adequado para ligar nosso liquidificador.

Tensão: 127Vac

Corrente: 10A (dão para o gasto)

Tipo de carga: Indutiva (pois é basicamente um motor – que é um enrolamento – que é um indutor). Por exemplo, caso desejemos ligar uma lâmpada, esta será predominantemente resistiva… Todo esse papo é importante para saber se iremos precisar de um diodo de proteção chamado de flywheel, que logo iremos mostrar no esquema elétrico da nossa aplicação.

2) Escolhendo o relé

Basicamente, relés são chaves elétro-mecânicas. Esta chave muda de estado (aberto -> fechado ou fechado -> aberto) quando um sinal (corrente/tensão) é aplicado ao pino correto (que energiza um enrolamento que gera um campo magnético que move um pivô, fechando ou abrindo um contato em outros pinos). Na próxima parte veremos como ligar um relé.

O próximo passo para a escolha do relé é determinar o seu tipo. Como pode-se imaginar existem os mais variados:

- Relés de sinal: geralmente são usados para a comutação de sinais elétricos de baixa amplitude e corrente baixa. Como iremos ligar “coisas sérias” ( I > 1A) estes não são adequados para ligar o nosso liquidificador.

- Relés de potência: Estes sim soam bem aos ouvidos! Estes existem de todos os tamanhos e formatos. Nós iremos usar um relé de potência, igual ao da imagem ao lado. Geralmente dou preferência a relés miniatura, mas como a corrente que iremos trabalhar não é tão baixa, fica mais difícil encontra-los.

O nosso relé tem as seguintes características:

  • Potência Máx.: 560W
  • Corrente Máx.: 20A (atenção que para cargas indutivas o valor nominal pode ser bem menor!)
  • Tensão Máx.: 300Vac

Att, Ana Clara

Nenhum comentário:

Postar um comentário