Marcadores

domingo, 3 de julho de 2011

Open Source: Parte 1 - Início

Olá pessoal, finalizamos a matéria sobre Linguagem C, e agora vou começar uma nova matéria, constituída em 4 partes, uma matéria sobre o Open Source, ou código aberto, livre...

Basicamente, o termo Open Source, é designado a algum software ou até mesmo hardware (como kinect e arduino) que como principal objetivo é fazer com que o código fonte seja livre e de fácil acesso a todos, mas tem as normas.

As partes serão dividades assim:

1ª Parte: Início (breve introdução ao tema)

2ª Parte: Definição do Open Source (normas)

3ª Parte: Revolution-OS e História (documentário sobre Linux e Open Source)

4ª Parte: Conclusão e Arduino


Material do Wikipédia:

"O termo código aberto, ou open source em inglês, foi criado pela OSI (Open Source Initiative) e refere-se a software também conhecido por software livre. Genericamente trata-se de software que respeita as quatro liberdades definidas pela Free Software Foundation, compartilhadas também pelo projeto Debian, nomeadamente em "Debian Free Software Guidelines (DFSG)". Qualquer licença de software livre é também uma licença de código aberto (Open Source), a diferença entre as duas nomenclaturas reside essencialmente na sua apresentação. Enquanto a FSF usa o termo "Software Livre" envolta de um discurso baseado em questões éticas, direitos e liberdade, a OSI usa o termo "Código Aberto" sob um ponto de vista puramente técnico, evitando (propositadamente) questões éticas. Esta nomenclatura e discurso foram cunhados por Eric Raymond e outros fundadores da OSI com o objetivo de apresentar o software livre a empresas de uma forma mais comercial evitando o discurso ético."

Fonte: Clique Aqui


-Daniel Atilio

Nenhum comentário:

Postar um comentário