Marcadores

quinta-feira, 21 de julho de 2011

Nossa proposta na volta às aulas.

Nesta volta às aulas, dia 25/07/2011, nosso grupo reuniu e tratou de vários assuntos do projeto. Nossa proposta é desenvolver o arduino que percorra linha através de sensor de luz à frente do protótipo. A localização seria um à esquerda e outro à direita da bateria, que está posicionada na parte frontal da placa do corpo do robô. Assim, forma-se linha e curvas desenhada com fita adesiva preta, sobre uma superfície plana branca. O arduino seguirá a luz (refletida no branco) ao redor da fita preta. Ao deparar com uma curva, programaremos para que a roda pare sob o lado do sensor que lerá o preto, e o outro lado cujo sensor ler a luz branca, continuará a impulsionar a roda a mover-se. Calculamos que isto definirá o arduino a fazer curvas tanto pra direita como esquerda, andar em linha reta e se encontrar um risco preto, parar. No caso de haver uma interrupção de linha, a superfície plana sendo branca, fará que o arduino continue a andar sob a luz branca.


Estamos desenvolvendo nesta semana, esta etapa durante as aulas de destinadas ao projeto, com a ajuda do prof Bicudo, pois os integrantes do grupo trabalham em período integral e temos pouco tempo disponível para esta atividade.Durante o período de férias, alguns integrantes reuniram-se para concluir a etapa de cortar a base acrílica do corpo do arduino na forma circular do projeto do arduino, assim como o local das rodas e a posição para a bateria e pilhas. Testamos em aula (ontem) e vimos que será necessário acrescentar uma roda menor que gire 360º, localizada em uma das extremidades, para manter o equilíbrio do peso do arduino ao movimentar-se. Isto são alguns ajustes, além da programação para que tudo isso seja realizado.

Logo abaixo estão as imagens de etapas citadas do projeto, como o desenho do corpo do arduino, o motor para impulsionar cada roda e a seguir um vídeo que traz um exemplo de arduino segue linha. Note que ele treme um pouco para passar por curvas, detalhes que tentaremos superar.

Este é um projemos que nos traz sempre novos desafios!


























Postado por: Nelma Gatti.

Nenhum comentário:

Postar um comentário