Marcadores

quinta-feira, 12 de maio de 2011

Arduino Uno

Olá Pessoal!
Irei falar um pouco, num geral, sobre a placa Arduino Uno, no qual será a placa em que nós do grupo LegWork iremos utilizar para desenvolver nosso projeto de robótica.

Conceito:
O Uno placa Arduino é um microcontrolador com base no ATmega328 (datasheet). Ele possui 14 pinos de entrada digital de saída, dos quais 6 podem ser utilizados como saídas PWM, 6 entradas analógicas, a 16 mhz, uma conexão USB, um conector ICSP e um botão de reset.
O Arduino Uno é diferente de todos os conselhos anteriores na medida em que não usa o FTDI para serial de um chip controlador USB.

Comunicação:
Ele tem uma série de facilidades para se comunicar com um computador, com outro Arduino ou com outros microcontroladores. O ATmega328 fornece UART TTL (5V), comunicação serial, que está disponível nos pinos digitais, o (RX) e o (TX). Um ATmega8U2 sobre os canais de comunicação serial está na placa através do USB e aparece como uma porta COM virtual para o software no computador. O U2 firmware'8 utiliza o padrão COM drivers USB, e nenhum driver externo é necessário. No entanto, no Windows é necessário um arquivo de inf.
O software inclui um monitor Arduino serial que permite que dados simples de texto possam ser enviados a placa Arduino.
O RX e o TX Led's na placa, pisca quando dados estão sendo transmitidos via chip serial USB para o computador (mas não para comunicação serial nos pinos 0 e 1).
A Biblioteca Software Serial, permite a comunicação serial em qualquer um dos pinos digitais do Uno.

Programação:
No Uno, pode ser programado com o software Arduino.
O ATmega328, vem com pré-programaçaõ com um bootloader, no qual permite que você faça o upload de novos códigos sem a utilização de um programador de hardware externo.
Ainda, é possível ignorar o bootloader e programar o microcontrolador através do ICSP (In-Circuit Serial Programming).










Imagem Placa Arduino Uno





Por enquanto é só pessoal.
Abraços!

Postado por: Eliab Gatti
Data: 12/05/2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário