Marcadores

sábado, 7 de maio de 2011

Linguagem C: Parte 1 - Explicação

Olá a todos que acompanham nosso blog de TCC, venho falar a vocês um pouco sobre a linguagem C, que foi a escolhida para trabalhar com a placa Arduino por motivos de compatibilidades e outras funcionalidades que ao longo dessa matéria irei mostrando e comentando. Essa matéria vai ser composta em 6 partes, a primeira que é a de hoje, irei falar o que é a linguagem C, o esquema da matéria segue abaixo:

Primeira Parte: Breve Explicação
Segunda Parte: História sobre a linguagem
Terceira Parte: Compiladores
Quarta Parte: Extensões e linguagens nascidas do C
Quinta Parte: Compatibilidade com Arduino
Sexta Parte: Conclusão



A linguagem C é uma linguagem de programação de alto nível, com procedimentos, e bem estruturada, e compilada de propósito geral, criada em 1972, por Dennis Ritchie, no AT&T Bell Labs para desenvolver o sistema operacional Unix.

Dennis Ritchie, criador da linguagem C


Essa linguagem ganhou fama no mundo inteiro apesar de ter poucos compiladores eficazes para a mesma, além do que ela tem influenciado inúmeras linguagens de programação.

---> "C é uma linguagem imperativa e procedural, para implementação de sistemas. Seus pontos de design foram para ele ser compilado, fornecendo acesso de baixo nível à memória e baixos requerimentos do hardware. Também foi desenvolvido para ser uma linguagem de alto nível, para maior reaproveitamento do código. C foi útil para muitas aplicações que foram codificadas originalmente em Assembly. Essa propriedade não foi acidental; a linguagem C foi criada com o objectivo principal em mente: facilitar a criação de programas extensos com menos erros, recorrendo ao paradigma da programação procedural, mas sobrecarregando menos o autor do compilador, cujo trabalho complica-se ao ter de realizar as características complexas da linguagem. Para este fim, a linguagem C possui as seguintes características:
* Uma linguagem extremamente simples, com funcionalidades não-essenciais, tais como funções matemáticas ou manuseamento de ficheiros (arquivos), fornecida por um conjunto de bibliotecas de rotinas padronizada

* A focalização no paradigma de programação procedural

* Um sistema de tipos simples que evita várias operações que não fazem sentido

* Uso de uma linguagem de pré-processamento, o pré-processador de C, para tarefas tais como a definição de macros e a inclusão de múltiplos ficheiros de código fonte

* Ponteiros dão maior flexibilidade à linguagem

* Acesso de baixo-nível, através de inclusões de código Assembly no meio do programa C

* Parâmetros que são sempre passados por valor para as funções e nunca por referência (É possível simular a passagem por referência com o uso de ponteiros)

* Definição do alcance lexical de variáveis

* Estruturas de variáveis, (structs), que permitem que dados relacionados sejam combinados e manipulados como um todo"
<---

Basicamente para hoje é isso, tenham uma boa semana.

Obs.: Alguns sites foram usados algumas vezes para compor as seis partes dessa matéria, as fontes serão mostradas sempre no fim da postagem antes da assinatura do autor. Sempre quando tiver as setas (---> e <---) é que a fonte foi retirada por meio externo.
Wikipédia (Linguagem C): Clique Aqui

Daniel Atilio

Nenhum comentário:

Postar um comentário