Marcadores

sábado, 14 de maio de 2011

Linguagem C: Parte 2 - História

Olá venho trazer a vocês a parte 2 da matéria sobre a Linguagem C, hoje irei dizer sobre a história e o nascimento de tal linguagem.

O ínicio dessa linguagem ocorreu no AT&T Bell Labs entre 1969 e 1973. O nome da linguagem ainda é um mistério por 2 motivos:
* Muitas de suas características derivam da linguagem B e C é a letra seguinte do alfabeto.
* C é a segunda letra do nome da linguagem BCPL que derivou-se a linguagem B.

Por volta de 1973, tal linguagem se tornou suficientemente poderosa para que grande parte do núcleo UNIX, originalmente escrito em PDP-11/20 Assembly, fosse reescrito em C. Este foi um dos primeiros núcleos de sistema operacional que foi implementado por uma linguagem diferente do Assembly, alguns exemplos são o Multics (escrito em PL/I) e TRIPOS (escrito em BCPL).

Ken Thompson após criar a linguagem C e dar crédito à linguagem de programação BCPL, ele criou uma linguagem chamada 'Bon, em honra a sua mulher Bonnie.

---> "Durante os finais da década de 1970, a linguagem C começou a substituir a linguagem BASIC como a linguagem de programação de microcomputadores mais usada. Durante a década de 1980, foi adoptada para uso no PC IBM, e a sua popularidade começou a aumentar significativamente. Ao mesmo tempo, Bjarne Stroustrup, juntamente com outros nos laboratórios Bell, começou a trabalhar num projecto onde se adicionavam construções de linguagens de programação orientada por objectos à linguagem C. A linguagem que eles produziram, chamada C++, é nos dias de hoje a linguagem de programação de aplicações mais comum no sistema operativo Windows da companhia Microsoft; C permanece mais popular no mundo UNIX.
A linguagem C buscou manter o "contato com o computador real" e ainda sim dar ao programador novas condições para o desenvolvimento de programas em áreas diversas, como comercial, científica e de engenharia.
Por muitos anos (aproximadamente 10) a sintaxe (formato) tida como padrão da linguagem C foi aquela fornecida com o UNIX versão 5.0 do Bell Labs. A principal documentação deste padrão encontra-se na publicação "The C Programming Language", de Brian Kernighan e Dennis Ritchie (K&R), tida como a "bíblia da linguagem C". O mais interessante desta versão de C era que os programas-fonte criados para rodar em um tipo de computador podiam ser transportados e recompilados em outros sem grandes problemas. A esta característica dá-se o nome de portabilidade. Com ela, uma empresa que desenvolve um programa pode fazê-lo rodar em diferentes computadores sem ter um elevado custo a cada vez que isto for feito. Em 1985, ANSI (American National Standards Institute) estabeleceu um padrão oficial de C o chamado "C ANSI". " <---

Ano passado, tivemos aula sobre linguagem C com o Celso em ambiente linux (Ubuntu), abaixo segue um exemplo de programinha feito em aula, na conclusão da matéria, eu posto um programa grande que use ponteiros.

Programa escrito em C, para fazer a soma de dois valores
inteiros (A+B) e mostrar o resultado através de printfs.


Histórico da Linguagem C: Clique aqui
Wikibooks (História da Linguagem C): Clique aqui

Daniel Atilio

Nenhum comentário:

Postar um comentário