Hoje irei comentar um pouco sobre o que seria uma robótica educacional, o que basicamente iremos desenvolver.
A robótica educacional basicamente consiste na aprendizagem por meio de montagem de sistemas constituídos por modelos. Esses modelos são mecanismos que apresentam alguma atividade física, como um movimento de braço mecânico, levantamento de objetos, etc, como os atuais robôs.
A princípio não são projetados para ter um comportamento inteligente, não é esse o principal objetivo, mas sim estudar conceitos relacionados à física ou matemática, de maneira prática.
A princípio não são projetados para ter um comportamento inteligente, não é esse o principal objetivo, mas sim estudar conceitos relacionados à física ou matemática, de maneira prática.
Desde os anos 50 se vem estudando a possibilidade de utilizar desse meio de aprendizagem para reforçar o ensino tradicional. Além disso, possibilita ao estudante tomar conhecimento da tecnologia atual e até mesmo adquirir conhecimentos técnicos em eletrônica e assuntos afins.
Os modelos são montados com motores, sensores, peças, tudo controlado por computador com software que determinam o comportamento desejado. É claro que para se lograr sucesso com este método é necessário que se tenha conhecimentos e critérios para sua aplicação. Além de transmitir o conhecimento é preciso delineá-lo para que não se perca.
Na Europa a formação de professores para trabalhar com robótica no ensino, já acontecia em 1985.
Dependendo dos objetivos almejados, pode-se variar o modo de aplicação desta metodologia. Por exemplo, uma maneira seria estabelecer previamente todos os passos para a confecção de um modelo, o que sugere que já se saiba exatamente como seria o produto final; ou poderia-se dar mais liberdade ao educando em construir o dispositivo de acordo com suas ideias. Este seria um estímulo à sua criatividade. A restrição quanto à forma ou passos para a construção poderia servir para levar o aluno a aprender determinado tópico do conteúdo da disciplina. Tudo depende do que se deseja com este método de ensino.
Atualmente, há empresas que fabricam e comercializam os chamados "kits educacionais". Podemos até encontrar algumas na internet, como a Solbet ou a EdaCom. Com kits versáteis e fáceis de montar, mais parecem brinquedos caros para horas de diversão (para quem goste) montando, desmontando e montando novamente (com componentes reutilizáveis). Em um pacote podem vir toda a fiação, componentes, base, garra, conexão para porta do microcomputador, software, etc. Inclusive, a EdaCom formulou até um currículo para orientar e facilitar o aprendizado e, que promete ainda promover a interdisciplinaridade.
Bom pessoal, por hoje é isso.
Bom pessoal, por hoje é isso.
Até a próxima.
Postado por: Eliab Gatti
Data: 19/05/2011
Data: 19/05/2011
Nenhum comentário:
Postar um comentário